Dados do Trabalho


Título

Cuidados de enfermagem no tratamento de mucosite em pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia

Introdução

O artigo a ser apresentado tem como tema a relação entre a oncologia e a mucosite e está fundamentado em referências relacionadas com propósito de trazer registros de abordagens clínicas relativas à ocorrência de mucosite em pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia. Inúmeros experimentos têm sido utilizados para abrandar a sintomatologia e diminuir os relatos de mucosite, levando a análise mais arraigada para institucionalização de um conjunto de informações pertinentes.

Objetivo

O estudo em questão tem como objetivo identificar os possíveis cuidados de enfermagem no enfrentamento da mucosite em pacientes no tratamento de quimioterapia bem como também ajudar na sua minimização.

Métodos

Esta pesquisa terá como metodologia a revisão integrativa com o intuito de verificar publicações relacionadas pelas principais referências especializadas na temática do estudo.
Na primeira etapa ocorrerá a elaboração da questão de pesquisa que é: Quais são os cuidados de Enfermagem em pacientes com mucosite submetidos ao tratamento quimioterápico?
Na segunda etapa iniciará uma busca na leitura, sendo definidos os critérios de inclusão que foram: publicações em forma de artigos disponíveis publicados nos referidos bancos de dados. Assim a revisão será realizada também através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE.

Resultados

Os resultados serão coletados, organizados e apresentados de acordo com levantamento de dados dos artigos utilizados para compor a revisão integrativa, trazendo a devida resposta da questão da pesquisa por meio de quadros comparativos de autores que discutem pontos relevantes acerca da temática.

Conclusões

Espera-se, que com esta pesquisa o enfermeiro possa estar preparado para sanar as possíveis dúvidas e dar esclarecimentos sobre a higiene bucal como forma de prevenção da mucosite e agregar os familiares do paciente ao tratamento para dar a continuidade do cuidado em casa.
É importante que o enfermeiro esteja vigilante a estas medidas, pois, como profissional atuante no setor de quimioterapia, pode contribuir para aprimoramento do tratamento e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-chave

Cuidados de Enfermagem; Estomatite; Tratamento Farmacológico.

Área

Enfermagem Oncológica

Autores

NATALIA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA