Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS PARA O ATENDIMENTO ONCOLÓGICO DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+: REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

Por serem minoria na sociedade, a comunidade LGBTQIAPN+ vivencia discriminações e violências por meio da propagação de estigmas, além de ser marginalizada pelo sistema de saúde. Essa população tende a vivenciar o câncer em taxas mais altas, devido à dificuldade no acesso a saúde, decorrente da discriminação e falta de preparo dos profissionais para prestar cuidados de qualidade e que considerem as vivências individuais dessa população o que resulta na baixa procura por cuidados de rotina.

Objetivo

Identificar na literatura se os enfermeiros estão preparados para prestar atendimento oncológico de forma a suprir as demandas específicas da população LGBTQIAPN+.

Métodos

Revisão Integrativa, que possui cinco etapas: identificação do problema de pesquisa, busca na literatura, avaliação, análise e apresentação dos dados. A busca foi realizada em agosto de 2022 e atualizada em maio de 2023 na base de dados PUBMED. Utilizou-se a combinação dos termos ‘cancer, lgbt e nurse’ e selecionou-se o período dos últimos cinco anos. O instrumento elaborado para extração dos dados foi composto por quatro itens: Identificação do autor e do artigo; Objetivo(s) do estudo; Características metodológicas; Resultados/Conclusões obtidas.

Resultados

Foram encontrados 14 artigos, todos realizados com a população americana, sendo 86% do ano de 2018. Os estudos foram divididos em categorias em que 5 estudos avaliaram o conhecimento e experiências da população LGBTQIAPN+ no atendimento a saúde; 3 estudos avaliaram o preparo do profissional de saúde no geral; 3 estudos avaliaram o processo de coleta de informações específicas sobre orientação sexual e identidade de gênero e 2 estudos avaliaram aspectos epidemiológicos relacionados ao risco de câncer na população LGBTQIAPN+.

Conclusões

A literatura aponta uma falta de conhecimento dos profissionais para atender as minorias sexuais e de gênero. Esta deficiência está diretamente relacionada com a não abordagem do tema durante o processo de formação desses profissionais; a escassez de pesquisas que abordem essa população fora do âmbito da saúde sexual e das ISTs; a falta de coleta de dados sobre orientação sexual e identidade de gênero; ausência de diretrizes, campanhas e informações direcionadas para população LGBTQIAPN+.

Palavras-chave

Cancer; lgbt; nurse

Área

Enfermagem Oncológica

Autores

FERNANDA FACHETTI XAVIER DE ALMEIDA, Cremilson de Paula Silva, Ricardo Souza Evangelista Sant'Ana, Ruan Nilton Rodrigues Melo