Dados do Trabalho


Título

ESTADO NUTRICIONAL PACIENTES GASTRECTOMIZADOS POR CÂNCER GÁSTRICO NO AMAZONAS

Introdução

O câncer gástrico (CG) é a quinta neoplasia mais frequente no mundo, com mais de 1 milhão de novos casos por ano, o que contribui para que esta seja a terceira maior causa de morte por câncer, com aproximadamente 783 mil mortes anuais (BRAY et al., 2018; CLINTON; GIOVANNUCCI; HURSTING, 2020). No Amazonas, o câncer gástrico (CG) é a segunda causa mais comum em incidência (GIOIA, 2020). A intervenção cirúrgica, incluindo gastrectomia proximal, distal e total com dissecção prolongada de linfonodos, é o principal tratamento curativo para CG até o momento, sendo considerado padrão ouro.

Objetivo

Avaliar o estado clínico-nutricional de pacientes gastrectomizados por câncer gástrico

Métodos

O presente estudo, tratou-se de um braço de um estudo clínico randomizado controlado, neste braço se apresenta no formato longitudinal prospectivo. Foram obtidas informações gerais para a avaliação nutricional física, aplicação de questionário socioeconômico, aferição de peso, altura, CB, CMB e DCT e Músculo Adutor do Polegar-MAP na mão dominante e Ângulo de Fase por Bioimpedância Elétrica (FLOOD et al., 2014), (conforme apêndice E) e avaliação de bioimpedância elétrica (conforme apêndice G), em dois momentos, no pré-operatório (no atendimento ambulatorial ou no dia da internação) e 5-7 dias após as gastrectomias antes da alta hospitalar.

Resultados

Foram avaliados no período de dezembro de 2020 a maio de 2022, 24 pacientes. Com média de idade 58,8±14,4 anos (intervalo de 24 a 81 anos), a maioria do sexo masculino (70,8%), com adenocarcinoma (83,3%). Quanto as variáveis clínicas tais como, Circunferência muscular do braço (P=0,006), Ângulo de Fase (P= <0,001), Espessura do musculo adutor do polegar (P=0,005). Após tratamento cirúrgico, nos pacientes dos dois grupos, houve diminuição das medidas da CB (P=0,001), ângulo de fase (P<0,001), linfócitos (P=0,004), % de linfócitos total (P=0,002) e CTLP (P=0,007). E nos nossos dados apesar de não se apresentarem estatisticamente significativos entre os grupos %PP(P=0,519), CMB (P= 0,561), AF (P=0,942), EMAP(P=0,389), porém quando avaliado o tempo pré e pós-operatório entre os grupos vimos resultados notáveis e corroboram à clínica dos participantes, EMAP(P=0,005), AF(P=0,001)

Conclusões

Observamos na população estudada, que algumas variáveis usadas, foram mais acertivas no que tange identificar o estado nutricional, bem como o risco de desnutrição, tais como EMAP e o AF, ferramentas que devem ser incorporadas a rotina de avaliação pre operatória em cirurgias de câncer gástrico.

Palavras-chave

Neoplasias Gástricas;Estado Nutricional; Câncer

Financiador do resumo

fonte propria

Área

Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto

Autores

ABNER SOUZA PAZ, VALQUIRIA DO CARMO ALVES MARTINS, Thalita Souza Mendes, Jhonnatan Silva de Souza, José Fernando Marques Barcellos, William Hiromi Fuzita