Dados do Trabalho


Título

Avaliação do nível de distress de mulheres sobreviventes de câncer de mama: estudo longitudinal

Introdução

Sobreviventes de câncer de mama vivencia efeitos colaterais relacionados ao câncer e seus tratamentos, que contribuem para os aumentos no nível de sofrimento psicológico.

Objetivo

Identificar o nível de distress e os problemas relatados pelas mulheres sobreviventes de câncer de mama, segundo Termômetro de Distress, nos tempos 3 (T1), 6 (T2) e 9 (T3) meses do término de tratamento cirúrgico e clínico (exceto terapia endócrina), associar as características clínicas e sociodemográficas com nível de sofrimento psicológico nos três tempos e correlacionar o sofrimento psicológico com as variáveis da lista de problemas do Termômetro de Distress, nos três tempos.

Métodos

Estudo descritivo-analítico e longitudinal, realizado em um Cancer Cneter da cidade de São Paulo, com mulheres sobreviventes de câncer de mama. A coleta de dados ocorreu no período de 2021 a 2022. O recrutamento foi realizado por meio do prontuário eletrônico do paciente, tendo como critérios de inclusão: pacientes maiores de 18 anos, que completaram o plano terapêutico clínico com quimioterapia antineoplásica (exceto terapia endócrina), radioterapia e tratamento cirúrgico. Foram realizados três encontros, nos tempos três (T1), seis (T2) e nove (T3) meses do término do tratamento inicial. Foi aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o questionário de caracterização sociodemográfica e clínica, com coleta de informações não disponíveis no prontuário do paciente e o Termômetro de Distress. Projeto foi aprovado no Comitê de Ética pelos seguintes números de protocolos 3.351.638/2019 e 3.203.556/2019. A análise dos dados foi realizada por meio do teste de independência, Qui-quadrado, não paramétrico U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. O nível de significância foi fixado considerando valores de p ≤ 0,05.

Resultados

Participaram 101 mulheres sobreviventes de câncer de mama. Um total de 61,4% apresentou distress, com média de 4,3 no T1, 4,7 no T2 e 4,6 no T3. Problema emocional, problema espiritual e problema físico foram os mais listados da lista de problemas (LP). O nível de distress mostrou correlação significativa com a idade, mas fraca e positiva, demostrando que a maior idade resultou em aumento do nível distress no T1 e T3. Quanto ao grau de instrução observa-se significância estatística com menor nível de distress para as pacientes com nível superior, quando comparado ao ensino médio, no T2 e, para o ensino fundamental, quando comparado com o nível superior e médio, no T3. A associação do distress com as variáveis da LP mostra significância estatística (p= 0,05) no T1 para preocupação e depressão, no T2 para cuidar de casa, financeiro, companheiro, depressão, perda do interesse nas atividades diárias, respiração e alimentação e, no T3 para companheiro, depressão, nervosismo, tristeza, preocupação, perda do interesse nas atividades diárias, mudanças ao urinar, diarreia, indigestão, nariz seco/congestionado, dormir, pele seca e coceira.

Conclusões

A média global do nível de distress variaram entre 4,3 à 4,7, com pequenas oscilações nos três momentos de avaliação. Os problemas emocional, espiritual e físico foram os mais citados. O nível de distress apresentou correlação significativa com a idade, grau de instrução, quatro problemas no T1, sete no T2 e doze no T3.

Palavras-chave

Neoplasias da Mama; Sobreviventes de Câncer, Angústia Psicológica.

Financiador do resumo

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bolsa de produtividade em pesquisa nível 2, processo PQ 306687/2018-6, para Edvane Birelo Lopes De Domenico. À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Capes- PRINT, processo número 88881.311044/2018-00, Oncologia.

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

MARIA DAS GRACAS SILVA MATSUBARA, FABIANA BARONI ALVES MAKDISSI, SIMONE ELIAS, CRISTIANE DECAT BERGEROT, KIMLIN TAM ASHING, KAWINE VARGA DE ALMEIDA SANTANA, EDVANE BIRELO LOPES DE DOMENICO