Dados do Trabalho
Título
Efeitos do triclosan encapsulado em carreadores lipídicos nanoestruturados no tratamento de células de carcinoma de células escamosas orais
Introdução
Triclosan (TCS) é um agente antimicrobiano inibe o domínio enoil redutase (ER) da enzima ácido graxo sintase (FASN) de células procarióticas e eucarióticas. A enzima FASN, responsável pela síntese endógena de ácidos graxos de cadeia longa apresenta-se superexpressa em diversas neoplasias malignas epiteliais, incluindo o carcinoma de células escamosas oral (CCEO), na qual também está associada a um pior prognóstico. Nosso grupo de pesquisa demonstrou que os efeitos antineoplásicos do TCS sobre células de CCEO foram superiores aos de outros inibidores clássicos da FASN (C75 e Orlistat). No entanto, foi observado que esta droga apresenta algumas limitações terapêuticas como a baixa solubilidade e especificidade sendo seus efeitos são evidentes apenas em dosagens elevadas. Dentro deste contexto, o uso de carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) para o encapsulamento do TCS pode auxiliar na melhora das suas propriedades farmacológicas.
Objetivo
O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos das nanopartículas lipídicas nanoestruturadas (CLN) na melhoria das condições farmacológicas do tratamento de células de carcinoma espinocelular oral (OSCC) com o medicamento triclosan (TCS).
Métodos
Vinte formulações diferentes de TCS em CLN foram produzidas. A melhor formulação foi escolhida com base em parâmetros estabelecidos (CLN com o mesmo tamanho e maior, com maior concentração de TCS). As células SCC9 foram tratadas com TCS e TCS CLN por 48h e 72h e o valor da concentração inibitória média (IC50) foi calculado usando o software CompuSyn, usando os métodos MTT e AT. Para comparar as taxas de morte celular, foram realizadas análises comparativas entre TCS e TCS CLN.
Resultados
Produzimos com sucesso fórmulas de TCS nanoencapsuladas em CLN. O processo de produção do CLN também foi bem-sucedido e identificamos as duas melhores formulações com base nos parâmetros estabelecidos. As formulações selecionadas apresentaram uma taxa de encapsulamento de TCS superior a 99,9%. O tratamento das células SCC9 com TCS apresentou um valor IC50 de 16,11uM (MTT) e 17,08uM (AT) após 48 horas e 15,74uM (MTT) e 12,37uM (AT) após 72 horas.
Conclusões
Os resultados indicam que a FASN (enzima) pode ser um alvo terapêutico promissor para o tratamento do câncer. Estudos anteriores já haviam mostrado resultados com TCS na inibição do domínio ER. A encapsulação do TCS em CLN mostrou potencial para melhorar o índice terapêutico do medicamento.Os resultados deste estudo podem ser instrumentais para futuros estudos pré-clínicos e clínicos da inibição da FASN com TCS CLN no tratamento do carcinoma espinocelular oral.
Palavras-chave
Triclosan”, “Nanopartículas lipídicas nanoestruturadas” e “Carcinoma espinocelular oral”.
Financiador do resumo
CAPES, N° do processo 88887.479864/2020-00
Área
Estudo Clínico - Tumores de Cabeça e Pescoço
Autores
WILLIAN PETER BOELCKE, Gustavo Henrique Rodrigues da Silva, Gabriela Geronimo, Amanda Ramos Mazzaro, Clara Zaninetti, Edgard Graner, Ana Paula de Souza, Eneida de Paula, Débora Campanella Bastos